O ativista anticorrupção Anna Hazare de 74 anos de idade está em greve de fome desde terça-feira, quando foi preso junto a 1,2 mil de seus simpatizantes por supostamente descumprir regras impostas para seu protesto contra a nova proposta de lei anticorrupção.
A prisão do ativista anticorrupção vem causando uma onda de protestos na Índia que ameaça causar uma crise política no país. – Na quarta-feira (17) aumentaram na Índia as manifestações em apoio a um ativista que, na prisão, continua com a greve de fome contra a corrupção.
O esquálido Hazare, de 74 anos, jejuou na quarta-feira na prisão, diante da qual milhares de simpatizantes se aglomeraram. Detido na véspera por desrespeitar regras impostas ao seu protesto, ele foi liberado horas depois, mas recusou-se a deixar a cadeia até que seja autorizado a prosseguir publicamente com a greve de fome, em um parque da capital.
Centenas de manifestantes estão fazendo uma vigília do lado de fora da prisão de alta segurança de Tihar, na capital, Nova Déli, onde Hazare está sob custódia.
No Portão da Índia, monumento nacional indiano localizado em Nova Déli, milhares de pessoas gritavam palavras de ordem e carregavam cartazes pedindo a libertação do ativista e ações do governo.
Hazare é um veterano ativista que usa sempre uma "kurta" (camisa) branca, uma touca branca e óculos semelhantes ao de Mahatma Gandhi, o herói nacional. Ele tem mobilizado milhões de pessoas na sua campanha por leis mais rígidas contra a corrupção.
No Estado de Assam (nordeste), milhares de agricultores, estudantes e advogados fizeram uma passeata. Em Mumbai, capital financeira do país, 500 pessoas portando a bandeira indiana e usando toucas como a de Gandhi gritavam: "Eu sou Anna".
Em Hyderabad, um importante polo tecnológico, advogados boicotaram os tribunais, alunos faltaram às aulas, e centenas de pessoas foram às ruas. Em todo o Estado de Andhra Pradesh, reduto do Partido do Congresso (governo), milhares de pessoas aderiram a protestos pacíficos
O abalado governo do primeiro-ministro Manmohan Singh parece incapaz de resolver o impasse, declarando que a greve de fome feita por Anna Hazare é "totalmente equivocada", sendo repreendido por parlamentares aos gritos de "vergonha".
Em seu discurso no Parlamento, Singh, com ar impassível, afirmou: "Admito que Anna Hazare possa estar inspirado por ideais elevados. No entanto, o caminho que ele escolheu para impor um projeto de lei ao Parlamento é totalmente equivocado, e carregado de graves conseqüências para a nossa democracia parlamentar."
Disse ainda o Primeiro Ministro: "Não devemos criar um ambiente em que nosso progresso econômico seja sequestrado por dissidências internas”.
De outro lado Arun Jaitley, líder do partido oposicionista Bharatiya Janata, disse que:
"É um alerta para todos nós caso não coloquemos nossa casa em ordem. O povo deste país está se tornando inquieto".
Nós brasileiros estamos precisando urgente de um líder nos moldes do Ativista Anna Hazare, para nos tirar dessa indiferença, dessa aceitação conformada diante dessa “vergonhosa corrupção” que tem levado a cada semana cair um líder do governo.
Precisamos nos opor contra essa corrupção que assola o país a cada governo que entra e quando saem deixam um rombo vergonhoso nas contas do governo.
Estamos por demais conformados, porque nosso poder aquisitivo aumentou um pouquinho e nos permite ter um notebook, um celular moderno, comida industrializada e etc. Com isso fechamos os olhos e nos calamos diante dessa vergonhosa corrupção brasileira.
Que raio de povo somos nós que não protestamos para que nossa casa também seja colocada em ordem? Que não exigimos que esse governo eleito pelo povo faça “jus” a confiança que o povo brasileiro depositou nesses senhores e senhoras?
Não para mim, pois não votei em nenhum desses cidadãos que hoje estão liderando o governo e nem votaria nunca, já que vislumbrei honestidade em nenhum destes distintos senhores e senhoras.
Confesso que me senti um pouco frustrada por não ter um cidadão confiável para votar , porém diante da desordem que hoje presencio minha frustração antiga caiu por terra ao constatar que não errei quando não depositei confiança em nenhum dos candidatos ao governo, seja presidente, deputado ou senador.
Como uma andorinha só não faz o verão não posso me plantar diante do Congresso e começar uma greve de fome, assim deixo aqui meu protesto veemente contra essa maldita corrupção brasileira, esperando que os lideres do governo tenham um mínimo de dignidade e vergonha e mudem essa postura corrupta e antiética.