domingo, 22 de maio de 2011

A ARTE AJUDANDO O MEIO AMBIENTE



Até o fim do ano começará a última fase do trabalho do artista Jason De Caires, mas o Parque Nacional Marítimo e a Associação Náutica de Cancún, já convidaram outros artistas para contribuir para o museu submarino.

Um exército de figuras humanas vai deixar a praia em Cancún, no México, para ser submerso. As esculturas de De Caires Taylor vão ajudar na recuperação das barreiras de corais.


As esculturas são feitas de cimento. Com sua obra, De Caires tenta unir a arte e o meio ambiente. Com sua obra, o artista quer ressaltar que, apesar de nos cercarmos de edifícios, não podemos esquecer o quanto dependemos da natureza .

Em 2006 o artista criou o primeiro parque subaquático com esculturas na ilha de Grenada, no Caribe. A mais recente exposição do artista foi desenvolvida nas águas de Cancun, onde o inglês reside.


Sua atual obra “A Evolução Silenciosa”, é inspirada em pessoas reais, na maioria mexicanos comuns que foram transformados em esculturas submarinas para dar abrigo à vida marinha.

São 400 esculturas, numa área de 420m2: homens, mulheres e crianças. Imagem de  seres humanos com impressionantes e belíssimas feições faciais e pesa mais de 120 toneladas. Esse grupo será submersa nas próximas semanas. Quando isso ocorrer, o artista vai perder o controle estético sobre sua obra, que ficará a cargo da natureza.


As primeiras peças do museu submarino, submersas em 2009, foram: “Homem em Chamas (baseado em um pescador local), Colecionador de Sonhos Perdidos  e a Jardineira da Esperança”.

Foi juntando arte e água que o artista inglês se tornou famoso. Taylor transforma cimento marinho em esculturas em tamanho natural que, mais tarde, são colocadas no fundo do mar, no que se pode chamar de “galerias de arte submarinas”.


O cimento utilizado nas esculturas é o ideal para o crescimento de coral. “Minha idéia é criar um gigantesco recife artificial que se torne o novo habitat de milhares de espécies marinhas” – Afirmou De Caires. A Evolução Silenciosa é o quarto projeto do escultor-mergulhador em Cancun, mas sem sobras de dúvida, o maior deles. 


As esculturas submersas vão se transformando em recifes artificiais no fundo do mar. O Parque Nacional Marinho de Cancun, Isla Mujeres e Punta Nizuc, por exemplo, já estava em processo de degradação devido ao enorme fluxo de turistas – aproximadamente 750 mil por ano. Essa é a região mais visitada por turistas no México. Com a nova área de mergulho, ao redor da instalação A Evolução Silenciosa, o parque nacional caribenho poderá ser poupado e com o tempo, regenerar a vida marinha, já bastante fragilizada.


Para estimular o crescimento e aumento dos recifes, áreas artificiais têm sido criadas, com materiais duráveis e seguros ambientalmente. Esses projetos têm se revelado bastante eficientes, o que ajuda a equilibrar o ecossistema marinho e a minimizar a pressão e a destruição dos recifes naturais. Alguns pesquisadores prevêem que até 2050, cerca de 80% dos recifes naturais do planeta irão desaparecer.


Segundo o escultor, “Há enorme pressão sobre os corais na região de turismo intenso. Sua intervenção tenta representar a responsabilidade de todos sobre os danos ambientais, sob uma perspectiva otimista. A composição química e o acabamento em cimento das esculturas promovem a colonização da vida marinha, que com o tempo vai cobrir as esculturas em cores diferentes.”

No mar, a luz incide de forma diferente; o movimento da água e as partículas nela contidas modificam a percepção dos objetos e a natureza age sobre o material de forma imprevisível, integrando-o mais e mais ao ambiente.



Sobre o artista:

Jason deCaires Taylor  passou grande parte da infância explorando e admirando os corais da Malásia. Anos depois, o inglês se tornou professor de mergulho submarino nos mais diversos lugares do mundo, onde adquiriu um interesse enorme pela conservação do meio ambiente. Além do mergulho, Taylor explorou a fotografia e o grafite. Arte e natureza sempre estiveram presentes na vida dessa alma inquieta. Formado em artes pelo London Institute of Arts, Taylor se especializou em escultura e cerâmica.


Abaixo mais algumas imagens do trabalho de Jason De Caires, pelas quais pode-se ver como os corais se formam.















Nenhum comentário:

Postar um comentário