sábado, 21 de maio de 2011

QUE DEUS NOS AJUDE A SALVAR O CERRADO, PORQUE NOSSO GOVERNO SÓ PENSA EM EXPORTAR BIODIESEL.



De acordo com o professor do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB) Jader Marinho Filho, se não forem tomadas providências imediatas, o Cerrado pode desaparecer por completo em apenas 30 anos.




Isso porque, nos últimos 50 anos, 80% da cobertura original do Cerrado foram desmatadas. Os 20% restantes estão sob ameaça diante da expansão do agronegócio ligado à soja.

O Nosso Governo propaga aos quatro ventos que o Brasil será o grande exportador de biodiesel para o mundo e com isso permiti que o resto do Cerrado seja detonado para plantar soja e mamona e cana-de-açúçar. O professor Jader alerta que, no entanto: “ o bioma cerrado deveria ser protegido e aberto para a pesquisa científica”


Desabafa o professor: “O Cerrado tem mais de 11 mil espécies de plantas e é um dos conjuntos de flora do mundo para o qual mais se conhecem aplicações médicas. Temos de vender serviços e não commodities”

As estimativas apontam que a extinção do cerrado caminha a passos largos e no máximo 30 anos ele pode estar completamente exterminado, mesmo estando entre as 20 áreas mais importantes. Apesar de ser uma formação do tipo savana e de guardar semelhanças com a africana e a australiana, nenhuma delas é tão rica e diversa quanto o que temos aqui no Brasil. Mas ninguém esta preocupados com o Cerrado. Se olharmos o capítulo de meio ambiente da constituição brasileira, veremos claramente que a Amazônia, a Mata Atlântica, o Pantanal, a Serra do Mar e a Zona Costeira são patrimônios nacionais. O Cerrado não está lá porque é para derrubar. O lobby ruralista não deixou colocá-lo também nessa condição.


O Cerrado encanta pela sua simplicidade, pelo azul muito azul do seu céu , pela beleza de suas flores, pela variedade de seus pássaros, pelo sabor único dos seus frutos,  pelas beleza sem igual das suas cachoeiras. O cerrado quando não queimado é o verdadeiro jardim do Brasil, mas não demora muito o cerrado será apenas uma fotografia na parede e muito teremos a lamentar.

As imagens são de Pirenópolis e Brasilândia e me foram gentilmente cedidas por Maria das Graças, fotógrafa de Brasília apaixonada pelas belezas do cerrado. Obrigada Graça!








                                           Perinópolis - GO


















Nenhum comentário:

Postar um comentário