sexta-feira, 8 de abril de 2011

Massacre na escola do Rio de Janeiro: Doença mental ou fanatismo religioso proveniente de ensinamentos da seita Testemunhas de Jeová.



No início da manhã desta quinta-feira, um homem invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira, no Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro. Wellington Menezes de Oliveira, 24 anos, entrou na instituição alegando ser palestrante. Ele matou 11 crianças a tiros, feriu 13 e se suicidou logo após o atentado. Entre as crianças mortas 10 eram meninas.


Não se pode descartar a hipótese de que o atirador era um desequilibrado mental, a notar pelo histórico familiar, uma vez que a mãe biológica foi acometida por doença mental. Contudo não creio que tenha sido movido apenas por um desequilíbrio psicológico, por traz desse descontrole havia algo mais: concepção religiosa, já que fazia parte da seita Testemunhos de Jeová.

De forma alguma, quero que os leitores interpretem esse artigo pelo lado do preconceito ou discriminação religiosa. Longe disto, já que o intuito é levantar hipóteses com base em fatos concretos. A CF/88 nos dá plena liberdade de expressão e com base nessa garantia constitucional uma opinião não deve ser considerada uma discriminação.

A hipótese pelo qual busco uma conclusão é partir de fatos e de depoimentos. Vejamos:

O vizinho e proprietário do bar onde o assassino costumava comprar refringentes declarou: “Ele estava de barba longa e trajava roupas pretas. “Ele estava bem diferente. “Parecia integrante de uma seita” Declara ainda o vizinho que ficou assustado com a aparência física do rapaz. Vale ressaltar que o assassino fazia parte da Seita Testemunha de Jeová.

Vamos aos fatos: Foram 10 meninas assassinadas e um menino, portanto a maioria das vítimas eram do sexo feminino. De acordo com as informações dadas pela imprensa o assassino não atirava nas vítimas aleatoriamente, ele escolhia quem iria ser a vítima (meninas).O aluno Mateus Moraes, de 13 anos, foi poupado porque começou a orar perto do quadro negro.

E o assassino afirmou: “Fica tranqüilo que não vou te matar”.

E por quê?  Segundo as posições cristãs ortodoxas das Testemunhas de Jeová rejeitam o conceito da morte de Cristo seguindo a teoria do resgate, pela qual entendem que a morte de Jesus foi o pagamento pelo pecado de Adão. Assim sendo, a mulher é a grande responsável pela morte de Cristo, já que induziu Adão ao pecado e este pecado  acarretou na  morte de Jesus. Vale aqui noticia que as Testemunhas de Jeová acreditam que Jesus é o arcanjo Gabriel e que o Cristo que nos louvamos, não é o homem Jesus. 

Para eles Jesus é um ser criado e que o Espírito Santo é essencialmente o poder de Deus. Esse fato por si só já demonstra o motivo pelo qual o assassino fez vitimas femininas, como também demonstra o seu desprezo pelo sexo feminino.

.
Muitos são os questionamentos sobre se as Testemunhas de Jeová fazem parte de uma religião ou seita e a conclusão foi que se trata de uma seita. No dicionário Aurélio encontra-se o significado da palavra, o qual diz que “seita é a “Comunidade fechada, de cunho radical”.

Sobre as seitas: os membros das seitas com freqüência se isolam da família, dos amigos e até da sociedade em geral.

Fato: Segundo depoimento de vizinhos o assassino era estranho anti-social, não falava com as pessoas, não se relaciona com ninguém, não tinha amigos ou namorada e que vivia trancado em casa. Em 1960, as Testemunhas de Jeová publicaram na revista Sentinela: “Não deve haver nenhuma parceria, nenhuma associação, nenhuma parte, nenhuma partilha com incrédulos. Por outras palavras, nenhuma associação com eles.”

Em 1996, outra edição da revista diz: “Não queremos confraternizar com pecadores deliberados, porque não temos nada em comum com eles. “Queremos ter a lealdade que o rei Davi... E em outro artigo: “Acaso não odeio os que te odeiam intensamente, ó Jeová...? Odeio-os com ódio consumado... “
Nunca os receba em seu lar nem os cumprimente... (A Sentinela 15 de Março de 1986 pág.13).


Estas são palavras enfáticas, orientações claras. Referem a todos que discordam dos seus pontos de vista. Vale grifo que as Testemunhas de Jeová são de cunho radical e odeiam aqueles que professam pontos de vista diferente, que não fazem parte da sua Organização.

Os membros desta seita desprezam tudo aquilo que nós normalmente respeitamos e valorizamos como exemplo: feriados ou festas como natal, ano novo, aniversário, prefere deixar uma vida de um familiar se perder do que permitir uma transfusão de sangue. Mas que amor é esse? E o respeito à vida, a responsabilidade com a vida do outro?
As pessoas muitas vezes discordam entre si, no que tange às  suas crenças religiosas, mas não colocam esses pontos de vista diferentes como uma base para odiar uma pessoa por ela pensar e sentir diferente do outro. As Testemunhas de Jeová sim!

Eles sustentam sua defesa de estranhas posições cristãs ortodoxas afirmando que a igreja, ao longo dos séculos, corrompeu a Bíblia. Eles deram uma nova tradução à Bíblia e chamam de Tradução do Novo Mundo. A Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (alto Conselho das TJ), alterou o texto bíblico para fazê-lo se adequar à sua falsa doutrina – ao invés de basear a sua doutrina no que a Bíblia verdadeiramente ensina.

Veja: Representam uma farsa, pois dizem ‘Amamos a Deus’ ao passo não se sentem nem um pouco culpados por odiarem seus irmãos de outra nacionalidade, tribo ou raça.

Fato: O assassino deixou uma carta pedindo perdão pelo crime, como se o pedido de perdão justificasse tudo. Diga as mães dos alunos assassinados que tudo bem, porque o assassino deixou carta pedindo perdão. Será que isto as confortará?


A carta mostra que o assassino estava determinado em praticar o crime e que havia foi premeditado o massacre. Mas que Cristão é esse que em momento algum parou para pensar no sofrimento que acarretaria? Que religioso é esse que dá instruções sobre quem poderá tocar seu corpo? Um falso, hipócrita religioso e doente mental que não se importa em derramar sangue de crianças inocentes, mas exigiu que impuros não lhe tocassem o corpo. Nesse momento penso nos médicos do IML (todos impuros na concepção do assassino, mas certamente usaram luvas)


Apenas a título de ilustração, o livro Código da Vinci”, de Dan Brown, traz um personagem que é padre e em nome de uma organização religiosa assassina friamente todos aqueles que possam representar um risco as posições ortodoxas do Opus Dei. Os conservadores religiosos usam a seu serviço um padre com problemas mentais e o convencem que tudo é em nome de Deus, que não esta cometendo pecado algum tirar a vida daquelas pessoas, pois são pecadores que renegam Jesus, que não amam a Deus e por esse motivo merecem morrer. Após cada assassinato o padre se auto se flagela como forma de purificar-se pelo sangue derramado.

Mera Coincidência: O assassino sacrificou a própria vida após cometer o crime.
Não se pode negar o perigo que corre os que se filiam a seitas religiosas, quanto a isso não precisa de inquérito policial para provar. Em minha opinião a policia ao instaurar o inquérito deveria averiguar se o massacre não foi planejado para chamar atenção sobre determinados pontos de vista religiosos, por alguém ou foi motivado.

Também sou da opinião que se a família sabia que o irmão sofria de problemas mentais deveria em principio ter buscado um acompanhamento, assim talvez a tragédia pudesse ser evitada. Francamente não dá para ser omisso quando se trata de uma pessoa que não demonstra equilíbrio mental. Tanto ação, como a omissão representa perigo. Se a ação do assassino causou um massacre. A omissão dos familiares os faz cúmplices. E veja que uma irmã do assassino declarou que ele sofria ataques e agredira violentamente a mãe. Ora se a situação já era assim tão crítica, porque não procuram assistência mental para o sujeito? As famílias que senão para que seus membros cuidem uns dos outros. Onde esta o novo olhar dos familiares? É cada um andando a deriva.




36 comentários:

  1. Apenas para constar. Esse maluco nunca foi, nem era testemunha de Jeová. Veja o que disse a irmã dele, Rosilaine em entrevista ao repórter Ricardo Boechat na Bandews: “Minha mãe era Testemunha de Jeová e ele não seguiu a religião dela. Ele saiu fora. É só o que eu posso passar". Logo, fica claro e cristalino que esse demente nunca seguiu os bons ensinos de seus pais. Adicionalmente, me surpreende o comentário que revela ignorância e total desinformaçao da blogueira Tânia Ávila acerca das testemunhas de Jeová e dos seus ensinos. Coomo chamar de seita fundamentalista e que prega o isolamento, uma religião que está dia-a-dia na comunidade pregando e ensinando a Bíblia? Quanta incoerência. A "Igreja" manda se isolar, orientando a sair nas casas evangelizando? Sra. Tãnia, por favor, vá se informar 1º pra depois escrever sua sandices!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. ah!..só pra constar, sou católica, e não tenho qualquer ligação com as testemunhas de jeová, para caso acharem que estou "defendendo" mor motivo íntimo...
    a verdade é que fatos são fatos, e aquele insano literalmente fez "um samba do crioulo louco" com diversas crenças...

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Algumas perguntas que não querem calar e que eu respondo integralmente em meu Blog:
    POR QUE O REPRESENTANTE DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, MENTIU AO TENTAR AFASTAR A HIPÓTESE DO ATIRADOR TER FREQUENTADO SUA IGREJA?
    http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/2011/04/por-que-o-representante-das-testemunhas.html

    POR QUE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NÃO PARTICIPARAM DO CULTO ECUMÊNICO EM HOMENAGEM AS VÍTIMAS DE REALENGO?
    http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/2011/04/por-que-as-testemunhas-de-jeova-nao.html

    O QUE EX TESTEMUNHAS DE JEOVÁ TEM A DIZER SOBRE ESSA DENOMINAÇÃO RELIGIOSA?
    http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente Tânia,esses comentários agressivos, são uma prática comum no meu Blog também. Tenho que fazer uma seleção das postagens, pois se deixasse aberto os palavrões e agressões iriam imperar. O problema todo é que as Testemunhas de Jeová se acham o único povo escolhido de Deus e o restante pertence ao Diabo, ou seja, a mesma conversa vista no assassino de puros e impuros.
    O nosso Blog, não afirma ou aponta a religião como culpada da tragédia, mas que suas doutrinas em muitos casos, pode levar a construção de uma identidade reprimida e maniqueísta!

    ResponderExcluir
  23. Grata pela visita Pascoal. Francamente, estou horrorizada com a agressividade das TJs, pois não imaginava que pessoas que se dizem estudiosas dos ensinamentos bíblicos, fossem assim tão obcecadas e agressivas, fato que não condiz com a postura daqueles que se consideram puros e proprietários do paraíso e como se dedicam a criticar outras religiões, principalmente o catolicismo! Veja que não apontei a religião como sendo culpada, apenas disse que os ensinamentos poderiam ter influenciado na formação de uma mente doentia. Porém tudo foram meras hipóteses, essas mesmas hipóteses que a policia tem investigado. Meu blog esta aberto a opiniões, mas não para palavrões ou ofensas. Citei alguns artigos do seu blog no sentido de demonstrar que não somente eu levantava essas hipóteses, já que seu conteúdo é sério e embasado em verdades e conhecimento, porém não imaginava que você fosse também vitima de agressões. Não sou praticante de nenhuma religião e afirmo a você com certeza absoluta que eu não me filiaria aos TJs, pois não seria capaz de adotar uma postura tão fanática e obcecada. Costumo dizer aos meus filhos que tudo que é bom tem que ser dosado, já que os excessos são sempre danosos e isto se aplica a tudo na vida.

    ResponderExcluir
  24. Tânia, também não sigo nenhuma religião, mas luto pela liberdade de crença e não crença para todas as pessoas. O objetivo do meu Blog foi simplesmente trazer á tona fatos desconhecidos por muitas pessoas e pelas próprias Testemunhas de Jeová. Não quero acabar, difamar ou ridicularizar ninguém, apenas mostrar que existem excessos e fundamentalismos que devem ser combatidos.
    Suas explanações foram equilibradas e corretas, porém muitas TJs não tem o costume de serem contrariadas ou mesmo pesquisar mais sobre sua própria religião, o que ocasiona uma visão estreita e preconceituosa da vida e das pessoas que não são TJs.
    Um grande abraço e parabéns por sua dignidade e respeito nas postagens.

    ResponderExcluir
  25. Pascoal, foi um objetivo nobre o seu e criar o blog, já que tem conhecimento e experiência no que tange a seita e justo é que você informe e oriente pessoas, evitando assim que se iludam com inverdades. A ninguém é dado o direito de difamar, caluniar ou expor quem quer que seja ao ridículo. Não vi nada em seus artigos que se caracterize ríduculo, apenas vi levou a conhecimento fatos que talvez poucos tenham ciência.Eu analisei fatos e não uma religião. Fatos que podem ter formado e alimentado uma mente doentia, nada além disto, mas ao que tudo indica alguns não souberam interpretar o artigo.
    Quando se olha uma questão com um olhar de sempre, tudo parece ofensa, mas quando se lança um novo olhar, aquela visão nova de uma interpretação sistemática dos acontecimentos, clareia se a visão e a concepção, talves seja esse novo olhar que esteja faltando às pessoas.
    Quero dizer a você que lendo seus artigos pude conhece melhor sobre o pensamento de uma seita, se antes me era indiferente, a partir de agora serei muito cuidadosa no trato com membros da seita, pois percebi que de um lado procuram ser gentis e humildes para te arrastarem para a comunidade e de outro lado deixam cair as máscaras e se tornam agressivos, quando de alguma forma sentem que seus ensinamentos estão ameaçados.Uma vez mais agradeço sua visita, meu e-mail esta público para envio de mensagens.
    Outro abraço!

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. A seita Testemunhas de Jeová, tal qual um governo ditatorial que reescreve sua história e só permite que seus cidadão leiam o que foi publicado mas gráficas do estado, proíbe que seus adeptos acessem informações cujo ponto de vista não seja o dos próprios líderes da religião.

    Isso, por si só já evidência que algo "cheira mal".

    Pelos comentários, vemos que realmente a maioria das Testemunhas de Jeová segue à risca tal proibição com ares de "conselho amoroso". São descaradamente — para quem vê de fora — manipuladas e têm suas vidas roubadas por uma religião que promete e profetiza algo melhor para um futuro iminente — desde a década de 1870.

    Uma seita, que insiste em ser chamada de religião, que levou seus membros à morte por proibir vacinas e transplantes no passado e continua condenand-os a este fim com a doutrina que proíbe transfusões. Não bastasse isso, condena os que discordam de seus ensinamentos ao ostracismo, cortando seu contato até mesmo com parentes que sejam membros das Testemunhas de Jeová.

    Quem desejar saber mais o que prega a seitaq Testemunhas de Jeová veja os seguintes folhetos preparados pelo fórum http://ex-testemunhasdejeova.net/forum

    http://www.4shared.com/document/aIVyhI7 ... _v10s.html

    http://www.4shared.com/document/hdVeMU5 ... _v10s.html

    ResponderExcluir
  28. Os links quebraram, segue outros encurtados.

    Sobre a desassociação (expulsão de membros): http://bit.ly/fJ5niq

    O que as Testesmunhas de Jeová não falam pra você: http://bit.ly/i0RLNf

    ResponderExcluir
  29. Eu fui testemunha de Jeová na infância e adolescência, era tímido e levava à sério as doutrinas do grupo - não participava na escola em celebrações extracurriculares como dia das mães, crianças, páscoa, semana da pátria, entre outras. Também não cantava o hino nacional, não saudava a bandeira. Na adolescência não namorava, não "ficava" e, por tudo isso, era alvo de chacotas das mais variadas, o que hoje chamam de bullying. Mas eu consegui superar, tinha uma família estável, não era depressivo ou esquizofrênico como o Wellington. Consegui passar por esse período difícil sem maiores traumas. Mas e se eu tivesse o histórico familiar e psiquiátrico dele? O que aconteceu não é culpa direta da religião mas ela tem a sua parcela de contribuição, independente dele ter sido batizado na religião ou não. O que as lideranças das testemunhas de Jeová precisam fazer é repensar os modelos de acompanhamento dos jovens do grupo, de aconselhamento. Não precisam alterar doutrinas religiosas, com o seus códigos morais, mas estudar a possibilidade de ampliar o apoio dado aos jovens. A "organização de Jeová", como dizem as TJs, já faz isso como o livro "Os Jovens Perguntam - Respostas Práticas", o que é muito elogiável. Mas será que os pais, responsáveis e os anciãos da congregações locais estão dando o apoio necessário descrito no livro? As testemunhas de Jeová são um grupo religioso com excelentes intenções, promovem a paz, não prestam serviço militar, não matam nem em legítima defesa. A revolta das testemunhas de Jeová é que um caso infeliz como esse esteja sendo usado por ex-membros ressentidos e outros opositores religiosos para denigrir e distorcer a religião delas, generalizando desvios de comportamento. Isso é muito errado.

    ResponderExcluir
  30. É importante destacar que esse Wellington foi criado como TJ. Toda a sua infância e época escolar foi dentro dessa religião. Como é possível esquivar cultura TJ de ter estimulado a mente desse jovem?

    Qualquer um que foi criado como TJ sabe como é a realidade na escola. O bullying é uma realidade pois a liderança exorta seus jovens a não manterem amizades com os chamados "mundanos". É um verdadeiro separatismo. A única opção na escola é ser isolado e diferente. É uma realidade muito complexa e dolorosa.

    Mesmo que Wellington não tenha chegado ao batismo, é incontestável que ele teve uma criação como TJ e que a cultura TJ foi fortemente enraizada nele, o que pode ser definido como sendo um dos grandes contribuintes para a formação da pessoa que viria a ser chamada de "o monstro de Realengo".

    Veja esse slide: http://acessa.me/cus6

    ResponderExcluir
  31. achei interessante dona Tânia a sua total falta de bom senso, por exemplo, ao chamar as TJs de seita, como pode chama-las assim se não conhece nada sobre elas? na posição de jornalista e neutra deveria apenas dizer: a religião. Mas não buscou quem odeia as TJs e baseou seus comentários pre-conceituosos deles. E como pode achar as TJS agressivas? voçê às ofendeu ! as acusou de coisas que nem procurou saber se eram verdade... francamente...deveria ser processada..

    ResponderExcluir
  32. Caro Thiago, me referi como seita porque é esta a denominação dada por documentos tanto nacionais como internacionais, não tendo,pois outra caracterização.Muitas as comunidades são denominadas como seitas e nem por isso os membros ficam atirando pedras nos outros, a exemplo de vocês TJs. Quanto a ser processada fique à vontade para propor quantas ações judiciais achar-se no direito,pois fundamento e amparo para uma boa defesa eu tenho. E para seu conhecimento não sou jornalista e sim advogada.Não vejo ofensa alguma, apenas me limitei a levantar hipóteses, o problema é que vocês faltam ás aulas de português e não aprendem a interpretar simples artigos.E por gentileza não julgue os outros por si mesmos, pelos seus preconceitos. Se existe alguém que odeia os ensinamentos das TJs devem ter lá seus bons motivos, porém isso não quer dizer que odeiam seus membros, como pessoas humanas.

    ResponderExcluir
  33. Tânia,
    Não se esquente com o rótulo "seita" dado às Testemunhas de Jeová (TJ). O próprio inventor do nome "Testemunhas de Jeová" em 1931, o Sr. Joseph Rutherford, não considerava as TJ como sendo uma "religião". Em seus livros ele proclamava as TJs como "adoração verdadeira" pois para ele "religião é laço e extorsão". Para Rutherford a religião era coisa do Diabo para desvirtuar as pessoas da adoração verdadeira.(vide "A Verdade Vos Tornará Livres", 1946) Muitas TJs desconhecem o histórico da sua propria religião.
    Também acho que algumas doutrinas criadas pela Sociedade Torre de Vigia espalhada nas publicações usadas pelas TJs podem potencializar problemas mentais numa pessoa já perturbada. Não vemos entrar em muitos detalhes, mas sabemos muito bem que, esgotadas todas as alternativas, uma fiel TJ não hesitará em deixar seu filho morrer ao recusar uma transfusão de... hemácias, por exemplo. E nem vamos entrar em detalhes sobre os procedimentos internos das TJs quando o assunto é abuso sexual de menores. Apesar das TJs comuns (aqueles que não são anciãos) acharem que "nós desassociamos o pedófilo", os fatos disponíveis desde 2002 mostram acima de qualquer dúvida que existem predadores sexuais em congregações das TJs que são mantidos às ocultas das autoridades. Somente quando uma vítima leva para a polícia é que se descobre o pederasta. 99% das TJs vão negar estas informações. Mas este é o ambiente do salão do reino - ambiente que a Dona Ducéia frequentou assiduamente e que levava seu filho Wellington 3 vezes por semana. É claro que não se ensina na tribuna que uma TJ deve pegar em armas e sair matando todo mundo. "A vingança é de Jeová - ele pagará de volta" é um dos ensinamentos. Sabe o que isto significa: que em breve, no Armagedom, segundo as TJs, Jeová DESTRUIRÁ toda a humanidade EXCETO aqueles que estiverem associados à organização verdadeira - quem? quem? as TJs, é claro. Isto é ou não é ensinamento radical? É tão radical que prontamente as TJs mostrarão textos e mais textos bíblicos para justificar a carnificina preparada por Jeová Deus para toda a humanidade iníqua (segundo os padrões TJs).

    ResponderExcluir
  34. Me respondam:

    De que religião eram os seguintes personagens?

    Suzane von Richthofen
    Francisco de Assis Pereira
    Alexandre Nardoni
    Ana Carolina Jatobá
    Irmãos Cravinhos
    Ananias dos Santos

    A lista é um tanto grande e estou sem tempo de ficar procurando. Se alguém lembrar de mais algum nome manda aí, mas com certeza não vão encontrar a religião desse pessoal, e se encontrarem o destaque é menor.

    Isso pra mim é preconceito. Julgar a Torre pelos seus erros até aí beleza e concordo plenamente, mas querer agora julgar um membro por ser da religião TJ, me poupe. Ou querer julgar qualquer religião nesse momento é pura busca por destaque. Essa advogada está equivocada, sendo tendenciosa, preconceituosa e parcial. Ou está usando um truque de marketing.

    Se for pra discutir nesse nível não tem ninguém no mundo com moral pra defender ou atacar qualquer religião. Nenhuma religião ensina isso que o TJ fez, só mesmo o pessoal da Jihad, que é condenado pelos mulçumanos, e mesmo assim existem diferenças profundas entre os terroristas e os assassinos mencionados.

    Os terroristas não alvejam crianças somente, mas matam a esmo, não importa a idade, e morrem junto.

    Eles também não assassinam sua prole, jogando-as da sacada de apartamento.
    Acredito também que eles não matam seus pais em busca da herança.

    Acredito também que eles não ajudam a matar os pais de alguém em busca de parte da herança.

    Não costumam estuprar mulheres e depois as matam em algum parque.
    E não matam por motivo fútil.

    Agora o pessoal acima sim, faz tudo isso, e não são terroristas nem da Jihad ou qualquer outra organização islâmica, muçulmana, fundamentalista e nem TJ! Qual a religião deles? Alguém aqui sabe responder? Cadê a crítica?

    A cabeça do ser humano é complexa e quando se acomete da patologia chamada Esquizofrenia não é mais dona de suas ações. Alguém acha aqui que um pessoa só de ser TJ pode ficar assim? Pode sim, desde que seja doente!

    Mas e a Suzane? E os Nardoni? E todos outros assassinos? Me respondam, o que produziu as ações que eles fizeram?

    Foi a ganância, o ódio, a volúpia, a mentira?
    Alguém ali era esquizofrênico?
    Foi a religião deles que atrapalhou a cabeça e causou isso?
    Eles eram diferentes do Wellington? Qual a diferença?
    Como explicar tais atos?

    Uma coisa eu digo. Não sou especialista, mas eles não estão adotando essa linha não.

    Em todas religiões vamos encontrar falhas que poderiam torcidas e concluídas de ser a causa das ações insanas. Caso alguém esteja armado, esperando uma oportunidade pra atacar, vai encontrar motivos e descer a lenha, e acho que foi o que aconteceu com a Dra. Tânia Maria Ávila.

    Pensemos: não é por causa das religiões que surgiram guerras das mais sangrentas? Hitler matou os judeus por que motivo? A Jihad é movida por que missão? As cruzadas, foram por que mesmo? E a inquisição, qual a motivação? E hoje, não podemos atribuir talvez às religiões evangélicas ou aos católicos mais puritanos crimes de homofobia? Cadê a advogada analista pra comentar sobre isso? Eu teria muitos motivos pra criar um blog e sair malhando alguma religião. Mas acho que isso está errado. Não é por aí não dra.

    Em termos de religião tá todo mundo condenado. Tudo é farinha do mesmo saco. É como querer discutir política. Todos são iguais e cometem seus erros.

    Não estou aqui defendendo religião alguma, muito menos a Torre. Quero apenas ser imparcial.

    Cuidado com a forçada de barra Dra.

    ResponderExcluir
  35. Ainda que você não mereça vou aqui te dar uma aula de história.
    Inicialmente Hitler não matou por religião ou por discriminação, isso foi apenas uma desculpa para instigar um grupo de malucos ao racismo. Na verdade Hitler queria era subir ao Poder e o fez legalmente, via a Constituição de Weimar. Na verdade o que Hitler desejava era: as empresas, os bancos, o comércio, o dinheiro dos judeus. Hitler não precisou de muito para alcançar o que desejava, apenas alimentou o fanatismo de um grupo racista. É muito fácil você apoiar idéias insanas para chegar onde almeja fomentar o fanatismo é mais fácil do que usar de ações nobres.
    Quanto a Inquisição, você há de convir que foi fruto de um grupo de fanáticos religiosos que queriam o poder acima de tudo. As cruzadas buscaram mudanças religiosas, já que determinados grupos não concordavam com as normas impostas por uma religião que imperava. Veja você chega um momento que certos conceitos e comportamentos requerem novos paradigmas, um novo jeito de olhar. Determinadas concepções religiosas ficam ultrapassada.
    Em relação a esta lista de assassinos que você arrolou, não creio que tivessem uma crença, fé ou religião, pois se o tivessem teria aprendido um mínimo, que não os levaria a cometer as monstruosidades que cometeram.
    Sobre atacar sua crença, vocês TJs é estão sempre na defensiva, já que acreditam que o mundo é contra vocês, pois a qualquer menção à sua crença faz que vocês de exaltem, se ofendam. E se vocês soubessem pelo menos ler e interpretar um artigo não estariam escrevendo tantas tolices. Isso é que dá faltar às aulas de português.
    "Cuidado com a forçada de barra Dra.?" É uma ameaça? Estarei informando seu perfil ao Google para que o retirem imediatamente do sistema, assim como solicitarei suas informações pessoais. Covarde! É muito fácil ameaçar escondido em um sistema de redes. Por que não faz suas ameaças pessoalmente? Sua religião ensina defesa via ameaças? Não sei quem é torre e nem me interessa saber e tampouco estou julgando quem quer que seja e se a carapuça serviu em alguns, é porque foi medida na medida.
    Ao contrário do que diz “imparcialidade” é algo que não se vê nas suas palavras, pois você demonstrou claramente sua defesa. Uma pessoa verdadeira, é aquela que assume a causa pela qual milita e pelo visto isso não se aplica a você.
    Não vou excluir seu comentário, vou deixá-lo público para que outros leitores vejam a capacidade das pessoas em ameaçar. É prova e pode se tornar bastante robusta! Para seu conhecimento um advogado não é analista e sim um operador da Direito.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir