domingo, 17 de abril de 2011

Armas e Guerras destroem seres humanos e o meio ambiente



Arma é um objeto usado para atacar ou ameaçar um ser. Pode ter várias utilidades, como caçar, pescar, batalhar, defender-se e etc. Alguém que detenha uma arma está armado, do contrário, desarmado. Armas também podem ser usadas não só em seres como também em objetos, para destruí-los ou danificá-los. Armas são muitas vezes causas de morte: constituem meios para a prática de homicídio e suicídio.





Os EUA são o maior fornecedor de armas altamente destrutivas e poluentes. O povo americano em sua maioria não está preocupado com o meio ambiente, acreditam que com seu poderio, podem dominar o mundo e a natureza, sem saber que sofrerão perdas irrecuperáveis e já começam a sentir com o clima descontrolado. Também não se preocupam com os efeitos danosos das guerras para o planeta, tanto que são favoráveis a qualquer ocorrência de guerras.

O título de campeão nas emissões de gases estufa é dos Estados Unidos, que sozinhos são responsáveis por cerca de um quarto da produção mundial de CO2, ou 1,48 bilhões de toneladas anuais. Em 2009 aumentou para 2.2 bilhões de toneladas e em 2011º índice deve ter um aumento considerável de 20 a 30%, levando em consideração o aumento da população e do capital mundial.


Na mesma medida que se produz armas se destrói e por inúmeros motivos: por já estarem ultrapassadas, danificadas, por terem sido resgatadas das mãos de delinqüentes, por terem sido usadas em crimes, entre outros tantos motivos.

A Incineração é um processo de destruição térmica realizado sob alta temperatura - 900 a 1200 ºC e utilizado para o tratamento de resíduos de alta periculosidade, ou que necessitam de destruição completa e segura.

Nesta tecnologia ocorre à decomposição térmica via oxidação à alta temperatura da parcela orgânica dos resíduos, transformando-a em uma fase gasosa e outra sólida, reduzindo o volume, o peso e as características de periculosidade dos resíduos.





As guerras trazem inúmeras conseqüências para o meio ambiente, tais como: os efeitos devastadores sobre o meio ambiente. Os bombardeios, o intenso movimento de veículos militares e tropas, a grande concentração de vôos de combates, os mísseis jogados sobre territórios ou a destruição de estruturas militares e industriais durante todos esses conflitos também provocaram a emissão de metais pesados e outras substâncias que contaminaram o solo, a água e o ar. Além da contaminação ambiental é necessário considerar ainda a modificação das paisagens naturais e a perda da biodiversidade a longo prazo, seja pela presença de minas terrestres ou agentes químicos dispersados no ambiente.


Além dos impactos das guerras sobre a saúde e o meio ambiente, a realização de testes nucleares é motivo de diversas campanhas internacionais, como causadora de problemas ambientais e de saúde de longo prazo. Dentre os locais de testes nucleares, um dos mais conhecidos é o Atol de Mururoa, na Polinésia Francesa. O governo do território afirma que quase dez anos após a realização do último teste nuclear, os níveis de contaminação por radiação registrados na região ainda são altos com conseqüências para o meio ambiente e a saúde.


Cabe a população mundial a consciência de o emprego da força e da violência têm, ainda, custos psicológicos e subjetivos importantes e nem sempre considerados, retardando ou prejudicando o desenvolvimento do ser humano devido ao ódio, aos ressentimentos e mágoas que provocam e se multiplicam.



As guerras somente serão abolidas quando se tornarem psicologicamente intoleráveis, da mesma forma como a abolição dos escravos, que somente veio a acontecer quando a escravidão tornou-se socialmente intolerável, além de economicamente desejável, já que a libertação dos escravos traria impacto altamente positivo para o mercado consumidor. Assim como a fabricação de armas só serão abolidas quando a população mundial lançar um novo olhar para o planeta e dizer não à fabricação de armas, que somente enriquecem os “Senhores das Armas”.


Não existe nada que cause maior sofrimento ao ser humano, ou algo que lhe furte toda a dignidade humana, que ser ameaçado por guerras e armas, pois bem sabe que poderá perder o bem mais preciso “AVIDA”. Não existe nenhum heroísmo, ou nobreza em tirar a vida do Ser humano. O idolatrismo aos heróis de guerras vem de uma idéia norte -americana, para venderem suas armas.Até quando o povo brasileiro irá valorizar o povo e as idéias americanas, em detrimento do nosso povo, da nossa cultura e das nossas próprias idéias de convivência humana?


Toda violência leva ao abandono, a falta de respeito à vida humana e do planeta, por isso cabe a cada um de nós as escolhas: se queremos viver em harmonia com outros seres e com a natureza ou se queremos alimentar guerrilhas para enriquecimento de grupos econômicos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário