quarta-feira, 13 de julho de 2011

ROGÉRIO – UM SER ILUMINADO E AMIGO DOS CÃES



Rogério é um morador de rua que vive numa carroça coberta com 10 cães, entre eles, alguns encontrados em condições extremas - espancados pelos antigos donos, jogados pela janela de um caminhão, doentes, abandonados e esfomeados, largados ao léu, amarrados em postes etc.
Rogério para alimentar os cães recebe doações de ração, remédio e comida. Os cães são muito bem tratados, mas dependem do amor e do carinho que o Rogério tem por eles e da caridade daqueles que o conhecem e admiram.
Ele fica próximo a pontos de ônibus na Avenida Georges Corbusier, após a Rua Jequitibás (região do Jabaquara, em São Paulo), os cães não atrapalham ninguém, são super-educados e simpáticos (todos castrado (a)s) e passam boa parte do dia dentro da carroça.





Ele é muito querido pelos comerciantes da região, porém esta sujeito aos perigos da madrugada, quando bêbados ao volante e garotos usuários de droga da região fazem recair sobre Rogério suas grosserias e brutalidades. Rogério já foi espancado por jovens que chegaram a jogar-lhe álcool enquanto dormia com os cães dentro da carroça, por sorte não tiveram tempo de acender o fósforo, pois um dos cães latiu e o avisou do perigo.

Mesmo diante de todas essas ameaças e perigo, nos dá o exemplo de como uma pessoa pode se doar. Alguém na condição dele poderia ter escolhido outros caminhos, mas Rogério demonstrou coragem e decidiu perseverar. Sua presença ilumina os lugares por onde passa, mas ele já está cansado e também não é mais tão jovem assim.


São muitas as agressões que ele e os cães sofrem que vão desde o assalto ao espancamento, até atentados contra a vida como esfaqueamento e atropelamento. Enfim, é muito sofrimento para alguém que luta tanto. Na região todos o conhecem e apreciam, tanto que na última vez que fora espancado por um bando de imbecis, com o intuito de roubar-lhe o pouco que possui, o proprietário de um bar próximo saiu em sua defesa com tiros, provocando a fuga dos covardes. Mas a agressão levou Rogério passar dois dias internado no hospital devido aos machucados recebidos, se o amigo do bar não tivesse interferido Rogério estaria morto e seus cães em total abandono nas ruas de São Paulo.






Rogério leva os cães a um pet shop para tomarem banho - 11 cachorrinhos felizes, dos quais cuida da higiene e das pulgas com a ajuda da moça do pet shop que não lhe cobra nada e para essa alma caridosa, tiro meu chapéu.

Já Rogério toma seu banho no posto de gasolina da esquina. Banho frio, algumas vezes gelado e segundo ele já esta acostumado e sendo nordestino não sente muito pois já se acostumou com banhos frios.
Recebi e-mail da Cris do Blog Nas Entranhas da Terra solicitando que esta história fosse divulgada de forma que pessoas possam tomar conhecimento e se solidarizarem com Rogério e com a união das pessoas iluminadas desse nosso Planeta buscar condições dignas de moradia para Rogério: O AMIGO DOS CÃES.



    Veja como Rogério é cuidadoso, basta ver como são limpos os cobertores.



Que essa história possa chegar ao conhecimento dos Senhores Deputados e que estes se conscientizem dos termos da Nossa carta Magna de 1988 que é “Função social do Estado garantir moradia digna aos cidadãos, um direito fundamental expresso no artigo 6º. O Poder Público tem a obrigação de promover as condições necessárias e estabelecer políticas públicas para fazer efetivar esse direito, que não pode continuar sendo violado”

A moradia é um direito constitucional que o Estado tem o dever de garantir, já previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, desde 1948.
Que nossos governantes olhem para estas pessoas de rua e lhes garanta o mínimo para viver com a dignidade que cada ser vivo desse planeta merece.

E no caso de Rogério o Estado muito deve, a iniciar pela segurança que não lhe garante, deixando-o a própria sorte e as agressões de covardes. Isto por si só já mostra o quão o Estado Brasileiro é omisso com os cidadãos.
Espero que algum advogado caridoso e solidário cumpra com seu juramento de defender o direito e a justiça e não pense muito para propor uma ação contra o Estado exigindo os direitos de Rogério.








Se Rogério morasse em Uberlândia, teria eu o maior prazer de protocolizar “ontem” uma ação judicial para amparar e garantir seus direitos de cidadão.
Senhores advogados paulistas movimentem-se, esqueçam o ar condicionado dos escritórios e exerçam a advocacia cidadã nas ruas. A advocacia não é somente honorários, lembrem-se que  o advogado desempenha função essencial à justiça, portanto advogar é interceder a favor de alguém, defendo-o com razões e argumentos mesmo que seja um morador de rua que não pode arcar com os honorários advocatícios e que o único pagamento que pode fazer é rezar um Pai Nosso e três Ave-Marias.

Nosso governo não somente deveria cumprir com os termos da nossa Constituição, como também deveria remunerar o Rogério pelo cuidado dos cães, pois Nosso Amigo esta fazendo um trabalhotrabalhando pelo bem-estar social dos animais e contra os maus tratos. Se o governo concede auxilio reclusão de R$ 760.000 aos dependentes daquele que se encontra detido ou recolhido ao Sistema Penitenciário Nacional, justo é que remunere quem esta se responsabilizando por ações em prol de uma comunidade.


Aos meus colegas advogados de São Paulo deixo aqui um pedido  para que coloquem acima da riqueza seus
valores éticos e espirituais e se solidarizem com a sorte do Rogério, esse ser pobre de bens materiais, porém com grande riqueza de alma.




Um comentário:

  1. Tânia, adorei seu post!
    Fiquei muito comovida quando recebi por e-mail a história deste homem tão generoso e nobre que vive na ausência total de recursos.
    O amor que ele sente pelos animais é tão forte que, mesmo sem nada, ele consegue mantê-los.
    Tomara que alguém com disponibilidade de ajuda-lo se comova tanto quanto nós.
    Saudações verdes.

    ResponderExcluir