quarta-feira, 23 de março de 2011

22 de março - "Dia Mundial da Água"



O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas sobre a importância dos recursos hídricos, uma vez que esse recurso natural é esgotável.

A preocupação das Nações Unidas com a água do planeta se deve ao fato de que os estudos que mostram que ainda que as águas cubram três quartos da superfície da Terra, porém mais de 97% da água do planeta é salgada e menos de 3% é doce. Desta, 77% estão congelados nos círculos polares, 22% compõem-se de águas subterrâneas e a pequena fração restante encontra-se nos lagos, rios, plantas e animais.

Dos Organismos internacionais e da ONU vieram o alerta para o fato de que nos próximos 25 anos cerca de 2,8 bilhões de pessoas poderão viver em regiões com extrema falta de água, inclusive para o próprio consumo e que em 2050 até sete bilhões de pessoas podem enfrentar a falta de água.


A situação é muito mais grave eu possa parecer, no Brasil onde temos abundância de recursos hídricos, não pode parecer, porém em outros países a água é controlada de forma que para nós seria absurda, entretanto dada a escassez de água em outros países não parece tão absurdo assim as medidas preventivas para controle.

Vejamos o exemplo da França. Em Paris tem um prédio futurista localizado bem na parte central, quem vê pensa, que se trata de um imenso complexo comercial. Nada disso: trata-se de uma estação de controle de água.

Nos países árabes a água é controlada por sensores. Alguns podem pensar que é ridículo é esse controle, entretanto para eles é normal, já que não vivem no Brasil onde temos água em abundância.
Os japoneses quando encontram um icebergue flutuando no mar, não medem esforço para resgatá-lo, afinal é a água doce que será armazenada para o futuro.


A palavra pode parecer estranha para muitos, entretanto muito se fala em hidropirataria no Brasil.
Em artigo intitulado “A Organização Mundial de Comércio e o mercado internacional de água”, a advogada capixaba Ilma de Camargo Pereira Barcellos (“Não é fantasia”), de forma clara e fala em navios-tanque fazendo a captação no ponto em que o rio Amazonas deságua no Oceano Atlântico.
Estima-se que cada embarcação seja abastecida com 250 milhões de litros de água doce, para engarrafamento na Europa e Oriente Médio. Diz a revista ser grande o interesse pela água farta do Brasil, considerando que é mais barato tratar águas usurpadas (US$ 0,80 o metro cúbico) do que realizar a dessalinização das águas oceânicas (US$ 1,50).

O artigo mostra que essa prática pode ser bastante lucrativa, pois "é mais barato tratar águas usurpadas a U$ 0,80 o milímetro cúbico do que realizar a dessalinização das áreas oceânicas, que sai por quase o dobro, U$1,50".

Em 2010 Senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) requereu  audiência pública, com a Comissão de Meio Ambiente , que segundo ele visava esclarecer que "providencias o governo tem tomado contra essa ação de hidropirataria que desrespeita a soberania, não só do Brasil, mas também de outros países da bacia Amazônica".

O Brasil além da poluição, dos lixos, esgoto, jogados nos nossos rios, enfrenta ainda o problema da hidropirataria na Amazônia. De alguma forma tem-se que dar uma solução para todas essas e cabe a cada cidadão conscientizar do seu dever com o meio ambiente, pois a obrigação de conservar e preservar envolve não somente a administração pública, mas a sociedade como um todo.


A nossa Carta Magna dispõe que devemos preservar para as presentes e futuras gerações. Então cabe a cada um de nós, preservar os recursos naturais para que não faltem às gerações futuras: filhos, netos, bisnetos. A coletividade deve levar em consideração a inteligência do dispositivo constitucional e assumir sua parte da obrigação.

10 dicas de economia de água.

1 - Utilize a quantidade máxima de água indicada pelo fabricante na lavadora;

2 - Banhos de banheira consomem três vezes mais água. Evite-os;

3 - Varra quintais e calçadas com a vassoura e não com jatos de água;

4 - Feche a torneira ao escovar os dentes;

5 - Lave a louça toda de uma vez, assim economiza-se a água.

6 -Verifique se não existem vazamentos de água em torneiras, e feche bem para não pingar, pois de gota em gota lá se vai  litros de água.

7 - Regue jardins e plantas pela manhã ou no fim da tarde, evitando que o sol evapore a água utilizada;

8 - Colete a água da chuva. Ela será útil para regar plantas, lavar o carro, a calçada...
Reutilize a água em diversas situações;

9 - Respeitem as regiões de mananciais

10 - Divulgue idéias ecológicos para amigos, parentes e outras pessoas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário